30/08/2006

Austriaco(a) ou nao austriaco(a)?

Teste aqui se você está preparado(a) para receber a cidadania austríaca!

1) Quantos banhos você toma por semana?
a) no mínimo 7 banhos
b) uns 5 banhos
c) pelo menos 3
d) 2 é mais do que o suficiente!
Se você respondeu (a): Você será convidado a se retirar do país, por quê isto mostra como você é incoerente com os costumes locais, gastar tanta água, estragar a sua própria pele, poluir os rios e perder tanto tempo da vida debaixo do chuveiro!
Se você respondeu (b): Tá melhorando, volte daqui há 2 anos e faça um novo requerimento
Se você respondeu (c): Pode passar para a segunda pergunta, boas chances, este tem futuro!
Se você respondeu (d): Que é isso, cara? Tá pensando que vai virar francês?

2) Com qual frequência você come carne de porco?
a) Ah, muito de vez em quando.......
b) Eu não como carne de porco. Sou vegetariano.
c) Todo dia
Se você respondeu (a): Tá frio.
Se você respondeu (b): O teu visto foi recusado sem direito á nova tentativa. Meu conselho: tente a Inglaterra, lá você vai passar bem.
Se você respondeu (c): Tá quente mas ainda não é tudo: A carne de porco, caso você seja aceito aqui, será parte inerente da tua vida, no café da manhã, no almoço, no jantar, nas festas, aos sábados, domingos e feriados

3) Quando você entra numa loja, a primeira coisa que você faz é:
a) Murmura um “Grüß Gott!” (Lembranças de Deus)
b) Exprime um leve sorriso e diz “Hallo!”
c) Vai direto até a vendedora e fala em alemão: “Ôô, minha filha você pode me atender, quer fazer o favor?”
Se você respondeu (a): Você é um exemplo de adaptação! Nunca foi à igreja mas sabe se portar num país católico. P.S: Mas não conte á ninguém que você toda sexta-feira vai na macumba, tá? Pode passar para a próxima pergunta.
Se você respondeu (b): Você quer virar austríaco ou alemão? Pegue um trenzinho pra Berlin e some daqui (ufa, menos um!)
Se você respondeu (c): Você está na Kärntnerstrasse, a rua mais chique de Viena mas se comporta como se estivesse nas Lojas Americanas da Rua do Ouvidor. Que fracasso! Fala alemão mas a cabeça continua morando num conjugado na Nossa Sr. de Copacabana. Sinto te dizer que o teu caso é muito dificil, quem sabe se você fizer um estágio durante um bom tempo em Treze Tílias antes de aparecer por aqui.

4) Na hora de pagar a conta, teu(tua) amigo(a) quer pagar, você:
a) Agradece e fica por isso mesmo.
b) Agradece e diz que da próxima vez você paga.
c) Fica indignado(a) e grita: “De jeito nenhum!” Arranca o dinheiro da mão do garçon, joga para o(a) seu(sua) amigo(a) de volta, abre a sua carteira e faz questão de pagar. A pessoa insiste, você berra com ele(a), segura as mãos dele(a) e nisso já derrubou a taça de vinho tinto no colo da pessoa e por aí vai...Depois de quase saírem á tapa, chegam a um acordo meio a meio.
Se você respondeu (a): Perfeito, fino, educado pra não dizer pão duro mas ninguém é perfeito. Resposta correta.
Se você respondeu (b): Tá querendo ser bonzinho(a)? Da próxima vez ele(a) com certeza vai querer jantar no Steiereck (Restaurante mais chique e mais caro de Viena) e aí você si f....
Se você respondeu (c): Você se esqueceu que não está no Rincão Gaúcho ou no Porcão! A estas horas o garçon já correu pra chamar a ambulância e te colocar num Hospício! Pontos perdidos e grana também.

5) Quando você cruza com um conhecido na rua, você:
a) Não diz nada, levanta só as sombrancelhas e sorri.
b) Fala “Servus” (=ao seu serviço) e continua seu caminho
c) Abre um sorriso e solta logo um: “Wie geht?” (=Tudo bem?)
d) Olha pro outro lado e finge que não o viu por que você te um monte de coisas pra fazer e não quer perder tempo com um “conhecido”.
Se você respondeu (a): Você não está passeando na Moreira César ou na Oscar Freire! Lá você encontra em cada passo um conhecido, dá pra entender. Mas aqui em Viena, você encontra um a cada vinte anos. Além do mais vão achar que isto com as sombrancelhas é cacuete e você rindo assim de graça pra um apenas conhecido só pode ser doido!
Se você respondeu (b): Já sei, você aprendeu alemão com um austríaco(a) no Brasil. Ele(a) vem de uma cidadezinha onde tem 5 habitantes: ele(a), o pai, a mãe, o avô e o cara do “Wurststand” (barraquinha onde vendem salsichas). Você precisa de um pouco mais de vivência cosmopolita mas até que não tá mal, pode passar pra próxima pergunta. Se você respondeu (c): Você mal conhece a pessoa e de cara faz a pergunta mais íntima do mundo para os austríacos? Você é o tipo que mora aqui faz algum tempo, estuda direitinho alemão mas só tem amigo brasileiro. Más companias, má nota!
Se você respondeu (d): Que vocação pra virar austríaco, você é um exemplo de assimilação! Sacou total o espírito da coisa. Ganhou 10 pontos

6) Quando você é apresentado à alguém, você:
a) Abre os braços, um enorme sorriso, se aproxima da pessoa, dá dois beijinhos abraçando-o(a) forte, acaricia as costas, olha fundo nos olhos e diz “Wie geht?” (=Tudo bem?)
b) Estende a mão e fala: “Hallo!”
c) Move a cabeça para baixo e fala: “Es freut mich” (=Muito prazer)
Se você respondeu (a): Você fez mesmo tudo isso? Agora olha pra cara da pessoa e vê qual foi a reação. Viu? Ele(a) está petrificado e vermelho(a) como um camarão. Na primeira oportunidade ele(a) vai sumir da tua frente. Ele(a) está morrendo de medo de você! E eu também! Game over!
Se você respondeu (b): Tá de bom tamanho.
Se você respondeu (c): E se o(a) cara for um arschloch? Você sente prazer em conhecer gente escrôta? Conselho: Melhor você conversar um pouco com o(a) cara e se despedir com um “Foi um prazer conhecê-lo”. Assim é mais seguro. Mas pode comprar tua passagem, você tá pegando o espírito da coisa.

7) O(a) teu(tua) parceiro(a) austríaco(a) te comunica que vai jantar com o(a) ex, a sua reação é:
a) Ótimo! Eu também vou junto por que estou morrendo de fome.
b) Que coincidência! Hoje tembém vou sair com meu(minha) ex!
c) Quebrar a casa toda e a cara dele! Que abuso, sair com aquele(a) vagabundo(a)!
Se você respondeu (a): Cuidado, eles vão achar que você está querendo um “Menage á troi” ou é isso mesmo que você quer? Então pegue um trenzinho pra Paris por que aqui na Áustria não tem essas sacanagens não, viu?
Se você respondeu (b): Bingo! Além de ganhar a cidadania austríaca, você amarra o(a) gato(a) para os próximos 20 anos, pois aqui vale o ditado: me pisa que eu gosto!
Se você respondeu (c): Querido(a), aqui na Áustria não existem favelas. Baixar um barraco destes mostra que o teu caso não tem cura, fique por aí mesmo, Rocinha, Vidigal, Santa Martha........